quinta-feira, 20 de maio de 2010

Como diagnosticar parasitoses intestinais em seu laboratorio?

Parasitoses intestinais no Brasil são ainda muito frequentes em locais de poucos cuidados com a infraestrutura de agua e esgoto. A população de nivel sócio-economico mais baixo, e deficiencia na educação sanitária, pode se contaminar com maior facilidade por não ter o conhecimento de como evitar que isto ocorra. Assim o laboratório poderá realizar o método de Lutz/Hoffman quando recebe pacientes provenientes de região endemica para esquistossomose, ou mesmo em regiões que poderá ocorrer a Fasciola hepática, que é um cisto facilmente identificavel por esta metodologia. O Lutz/Hoffman, é uma sedimentação espontanea em água e deve ser realizado da seguinte forma: homogenizar 1 aliquota de fezes, cerca de 10g em 100mL de agua, filtrar em gaze com 4 dobras, para um calice de sedimentação de 250mL ou de 125mL, aguardar 2hs para realizar a coleta do sedimento em lamina para a microscopia. Para que o sedimento fique menos "sujo", é recomendado após as 2hs , desprezar o sobrenadante e ressuspender o sedimento colocando outra porção de água. Aguardar então mais 2hs para a verificação microscópica do sedimento. Este método quando realizado de forma adequada permite a visualização de cistos e outros ovos de helmintos, mas não é adequado para o diagnóstico de ovos leves , como os de Ancilostomideos e de Hymenolepis nana. O Controle de Qualidade Interno para esta metodologia pode ser realizado com amostra duplo-cego, ou com dupla leitura de amostra. O Controle de Qualidade Externo pode ser feito através dos nossos provedores nacionais: PNCQ e PELM.

terça-feira, 20 de abril de 2010

CDC QUALITY CONTROL FROM PARASITOLOGY

Dear Colleagues, Here are the case studies for April, 2010. The images look best when your monitor is set for a screen resolution of 800 x 600 or higher and your colors are set for 16 bit or better. Please contact your IT support personnel or DPDx if you need assistance in verifying or changing these settings. Case 273 A 68-year-old man underwent a routine colonoscopy at a local VA Medical Center. He had no complaints of illness but had recently traveled to Ethiopia. A worm-like object measuring approximately 30 millimeters in length was observed and recovered. Figures A and B show the whole worm viewed with a dissecting microscope. Figures C and D show what was observed using a compound microscope at 200x magnification. What is your diagnosis? Based on what criteria? Acknowledgements: this case and the specimen from which images were takes are courtesy of the Philadelphia V. A. Medical Center. <> <> <> <> Case 274 A patient from Pakistan was admitted to a medical facility with non-cirrhosit portal hypertension, hepatic vein thrombosis, IVC stenosis and respiratory failure. No eosinophilia was reported at the time patient was admitted, but was present at 7% the next day. A blood smear was made at midnight and stained with Wright-Giemsa. Figure A shows what was observed by the attending pathologist at 1000x magnification. What is your diagnosis? Based on what criteria? <> You can also view the case studies on the DPDx Web site. Go to http://www.dpd.cdc.gov/dpdx/HTML/Cases.htm and click on the link for "This Month's Case Study."

terça-feira, 16 de março de 2010

PROTOZOARIOS DE IMPORTANCIA MÉDICA

Os protozoários são microorganismos eucarióticos unicelulares, que inicialmente foram classificados no reino Animalia, mas que hoje em geral são considerados como integrantes do reino Protista, junto com Algae. Foto : DIENTAMOEBA FRAGILIS-CDC-DPDX. Existem 3 filos de importancia médica: 1-APICOMPLEXOS, contém os esporozoários, como Plasmodium e os coccídios, como Toxoplasma. 2-SARCOMASTIGÓFOROS, que compreendem as amebas, como a Entamoeba histolytica, e os flagelados, como Giardia e Trypanosoma . Sua divisão ocorre por divisão binária e sua locomoção , por pseudópodes ou movimento flagelar. 3-CILIÓFOROS, os ciliados, como Balantidium coli, que se dividem por fissão binária ou conjugação com troca nuclear. A locomoção ocorre por meio de movimento coordenado das fileiras de cilios. Os 4 grupos com importancia médica são os esporozoários, incluindo os coccideos, as amebas , os flagelados eos ciliados. CARACTERISTICAS DOS PROTOZOÁRIOS: *Os protozoários incluem parasitas intestinais, p.ex. Entamoeba histolytica e Giardia lamblia, e os parasitas do sangue e dos tecidos, p. ex. Toxoplasma gondii e Plasmodium. *Possuem o estágio de trofozoita frágil e a maioria apresenta a forma cistica , resistente. *Todos são pequenos e invisiveis sem a ajuda de um microscópio. *Todos apresentam ciclos de vida fora do hospedeiro humano e a maioria é capaz de se multiplicar no homem. A infecção se dá por ingestão, inalação ou picada de inseto. *Seus ciclos de vida variam da passagem direta do trofozoita ou da eliminação dos cistos nas fezes e subsequente ingestão, até a alternação complexa de gerações em hospedeiros diferentes. *A imunidade protetora é fracamente desenvolvida na maioria das infecções por protozoários , que são muito comuns e podem ser multiplas. *A profilaxia e a terapia com drogas muitas vezes não são satisfatórias. Texto extraido do livro: W. John Spicer- Bacteriologia, Micologia e Parasitologia Clinicas, pg. 10-11, Ed. Guanabara-Koogan, 2002

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Adequação de metodologia na pesquisa de enteroparasitas

As parasitoses humanas são um problema de saúde pública e podem ser consideradas como indicadores das condições sócio-econômicas em que vive uma dada população. No Hospital das Clinicas da FMUSP, nestes anos de 2007, 2008 e 2009 no Laboratório de Parasitologia clínica, temos visto o decréscimo da positividade nos exames parasitológicos realizados. Fazem parte da rotina de metodos para o parasitologico de fezes, o exame direto, a concentração por flutuação pelo método de Faust e cols., a concentração por sedimentação pelo método de Lutz/Hoffman e a pesquisa de larvas através do método de Rugai modificado. Apesar da abrangência de todas as formas parasitarias, desde as formas cisticas, até trofozoitas de protozoários através do exame direto, e os helmintos na suas formas de ovos e larvas, através dos outros métodos citados. São realizados também na rotina a quantificação de ovos através do método de Kato-Katz, os métodos de coloração, laminas coradas de forma permanente através do tricrômio que nos permite visualizar as formas de amebas, Blastocystis hominis e outros protozoários, sendo o mais interessante a Dientamoeba fragilis que só aparece nesta metodologia e sob forma de trofozoito, não existe a forma cística. Falaremos posteriormente dos detalhes das metodologias, e das técnicas utilizadas para a pesquisa dos parasitas emergentes.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tratamento de parasitoses

Parasitos são seres vivos, como as bactérias, fungos, virus podem ocasionar doenças em individuos imunocompetentes e que se tornam gravissimas nos individuos imunodeprimidos, podendo ocasionar danos irreversíveis, ocasionando óbito. Entendendo que os em imunodepressão são os em tratamento de doenças consuptivas, neoplasias, SIDA, doenças hematologicas oncologicas, como leucemias,linfomas e mesmo as anemias graves que tiram a resistencia imunológica, ainda os pós-cirurgicos, os idosos, crianças desnutridas e outras situações de depleção do sistema imune. O cryptosporidium, como mostra na 2ª figura é um parsita bastante frequente nestes casos de imunodepressão, ja a 1ª figura mostra o Blatocystis hominis que tem sido frequentemente encontrado nos exames parasitológicos e cujo tratamento deverá ser realizado, sempre que não haja outra causa para a sintomatologia encontrada. Assim devemos fazer os exames adequados, parasitologico com metodologias apropriadas antes de tratar as "provaveis" parasitoses sem diagnóstico. Nas figuras mostr