+CDC.jpg)
Os protozoários são microorganismos eucarióticos unicelulares, que inicialmente foram classificados no reino Animalia, mas que hoje em geral são considerados como integrantes do reino Protista, junto com Algae.
Foto : DIENTAMOEBA FRAGILIS-CDC-DPDX.
Existem 3 filos de importancia médica:
1-APICOMPLEXOS, contém os esporozoários, como
Plasmodium e os coccídios, como
Toxoplasma.
2-SARCOMASTIGÓFOROS, que compreendem as amebas, como a
Entamoeba histolytica, e os flagelados, como
Giardia e
Trypanosoma . Sua divisão ocorre por divisão binária e sua locomoção , por pseudópodes ou movimento flagelar.
3-CILIÓFOROS, os ciliados, como Balantidium coli, que se dividem por fissão binária ou conjugação com troca nuclear. A locomoção ocorre por meio de movimento coordenado das fileiras de cilios.
Os 4 grupos com importancia médica são os esporozoários, incluindo os coccideos, as amebas , os flagelados eos ciliados.
CARACTERISTICAS DOS PROTOZOÁRIOS:
*Os protozoários incluem parasitas intestinais, p.ex. Entamoeba histolytica e Giardia lamblia, e os parasitas do sangue e dos tecidos, p. ex. Toxoplasma gondii e Plasmodium.
*Possuem o estágio de trofozoita frágil e a maioria apresenta a forma cistica , resistente.
*Todos são pequenos e invisiveis sem a ajuda de um microscópio.
*Todos apresentam ciclos de vida fora do hospedeiro humano e a maioria é capaz de se multiplicar no homem. A infecção se dá por ingestão, inalação ou picada de inseto.
*Seus ciclos de vida variam da passagem direta do trofozoita ou da eliminação dos cistos nas fezes e subsequente ingestão, até a alternação complexa de gerações em hospedeiros diferentes.
*A imunidade protetora é fracamente desenvolvida na maioria das infecções por protozoários , que são muito comuns e podem ser multiplas.
*A profilaxia e a terapia com drogas muitas vezes não são satisfatórias.
Texto extraido do livro: W. John Spicer- Bacteriologia, Micologia e Parasitologia Clinicas, pg. 10-11, Ed. Guanabara-Koogan, 2002