terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sangue oculto nas fezes

POLIPO ADENOMATOSO Hoje não falaremos de parasitas, mas de sangramentos via intestinal, e que podem ser causados por parasitas, e não é tão comum o parasita causar este sangramento e sim o sangue nas fezes ser decorrente de várias outras causas, entre elas o sangramento vivo que ocorre por lesões hemorroidárias, traumas, fístulas,traumatismo em pólipos, tumorações. Outros tipos de sangramento podem não ser visualizados e ocorrem com frequencia devido lesões neoplásicas e são detectados pela pesquisa de hemoglobina humana através de reações imunoquimicas.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 40 anos devido ao risco de desenvolvimento de câncer de cólon. Freqüentemente, este câncer não provoca sintomas senão em estágio bem avançado, às vezes com metástases.Principais sintomas : perda de peso, modificação dos hábitos de evacuação, modificação no formato das fezes, fezes sanguinolentas ou gordurosas, obstipação intestinal ou diarréia, etc...

O câncer do intestino grosso ou colonretal, é um mais comuns do mundo. É a causa mais comum de morte por câncer em pessoas não fumantes. Acredita-se que esteja relacionado a uma dieta rica em gordura e pobre em fibras. Acomete homens e mulheres sem distinção e a maioria dos tumores evolui a partir de pólipos adenomatosos (pequenos tumores benignos derivados de glândulas intestinais) que se desenvolvem na membrana mucosa do intestino grosso. Os pólipos do tipo viloso (achatados) têm um maior potencial para malignidade. Quanto maior o pólipo, mais perigoso (especialmente acima de 2,5 cm). A evolução do pólipo até o estágio de câncer leva em geral de 5 a 10 anos. Os sinais e sintomas mais comuns do câncer colorretal são:
  1. Mudança nos hábitos intestinais;
  2. Diarréia, constipação ou sensação de que o intestino não é esvaziado completamente;
  3. Sangue vermelho vivo ou escuro nas fezes;
  4. Fezes mais finas que o usual;
  5. Gases, distensão ou cólicas abdominais;
  6. Perda de peso sem motivo;
  7. Cansaço constante;
  8. Vômitos. Muitos pacientes não apresentam qualquer sintoma até que o tumor já esteja bastante avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário