quarta-feira, 15 de julho de 2009

Controle de Qualidade em Parasitologia

É importante controlar a qualidade dos exames parasitológicos. São várias etapas que devem ser seguidas. Utiliza-se procedimento operacional padrão (POP) para a realização de exames laboratoriais com qualidade. O controle inicia na fase pré-analítica desde as orientações fornecidas para o paciente, que devem ser por escrito. A coleta adequada das fezes, permite exame adequado. O tipo de frasco, forma de coletar sem misturar com outras substâncias ( água de vaso sanitário, urina, etc..), o tempo entre a coleta e entrega da amsotra, local de armazenamento antes da entrega, número de amostras, intervalo entre as coletas enfim todos os detalhes devem ser vistos e cumpridos para que o exame seja realizado com qualidade.
O frasco para colocar a amostra é coletor universal (um frasco padronizado, conforme figura anexa) e pode ser adquirido em farmácias, drogarias ou fornecido pelo laboratório.

Um comentário:

  1. Agora já existe um revestimento de assento sanitário para facilitar a coleta de fezes, e colaborar com a qualidade da fase pre analitica da coleta de fezes.

    ResponderExcluir