terça-feira, 7 de julho de 2009

Diagnóstico de Giardia lamblia

GIARDIA LAMBLIA/INTESTINALIS Se há suspeita de giardiase, como fazer este diagnóstico ? Através do exame parasitológico das fezes, é um deles.
A coleta das fezes deve ser realizada em 3 dias diferentes, no espaço de 10 dias. Sugerimos a coleta das amostras em dias alternados, ou de 2 em 2 dias. As amostras, devem ser colocadas no coletor universal e preferencialmente enviadas ou levadas para o laboratório assim que forem coletadas. Lembrem-se que a qualidade do seu resultado de exame depende da coleta e do prazo de entrega da amostra. A fase pré-analítica é fundamental para o resultado ideal. A Giardia lamblia é um protozoário, possue 2 formas evolutivas: o trofozoita e o cisto, estruturas microscópicas. É muito comum em crianças, causa diarréia, dor abdominal, deficiência de vitaminas A, D, E, K, podendo interferir no humor do paciente. A transmissão e a contaminação se dá através de alimentos e água. As crianças que brincam com terra e areia, são mais susceptíveis e ao se alimentarem devem ter suas mãos bem lavadas. Pais e educadores devem estar atentos para transmitir às crianças os bons hábitos de higiene.

4 comentários:

  1. oi ! primeiro parabéns pela iniciativa, gostei muito e força . Segundo o que a senhora pensa arespeito destes novos kits ( paratest,etc..) que estaõ sendo vendidos comercialmente no mercado, else realmente saõ aprovados? tem boa sensibilide?

    ResponderExcluir
  2. Caro Emerson,

    Os novos Kits para realização do exame parasitológico são uma realidade. Quase todos foram testados por nós aqui no Laboratório Central do Hospital das Clinicas de São Paulo e possuem sensibilidade adequada para alguns parasitos.
    Ex. A pesquisa de larvas de Strongyloides stercoralis é melhor realizada quando vc coloca as fezes em contato com a água na temperatura de 42 a 45ºC fazendo a larva migrar. E estes métodos com conservadores não permitem isto e nem o método quantitativo para Schistosoma mansoni, enfim se o público atendido não tem estas parasitoses, os métodos poderão ser implantados, sempre validando o método novo em relação ao que vc estava usando.

    ResponderExcluir
  3. bom dia! muito obrigado doutora me foi de grnade valia . parabens e continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem Doutora, espero que esta mensagem venha a ser lida por vossa excelência. Eu sou de arquipelago de Cabo Verde, que fica no meio do atlÂntico entre a africa e America do sul.

    Gostei muito desse site e parabenizo desde já a sua atitude. Gosto muito de parasitologia médica e sempre faço pesquisa e investigação. Para não aborrecer mais a Dra com minha palavras queria que me desse sugestões sobre como conseguir observar as formas moveis de trofozoitos de giardia lamblia e entamoebas (coli) e histolytica). Atenção sugira favor um método mais simples e económico por haver carrência de materiais aqui. Obrigado e espero que esse ano conhecimentos estraordinário venha a tua mente, claro, que Deus conceda. Amem.

    ResponderExcluir